SAD 2019 EN
  • ATTENTION
  • Portuguese
  • ATTENTION
  • Portuguese
Search

Imagem

Percursos contemporâneos: Realidades da arte, ciência e tecnologia
Pablo Gobira (organizador)


Download

O livro “Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia” apresenta uma miríade de olhares sobre a arte, ciência e tecnologia e é composto por capítulos de professores/as e pesquisadores/as doutores/as que são referências no campo de estudos dessas relações.
Os temas principais são abordados através de diversas outras correlações que revelam nuances a partir de olhares múltiplos.
Também são temas desta coletânea: a alquimia; a realidade e a mentira; os museus e as paisagens; o interator e a recepção da obra de arte; a realidade virtual e a dimensão artesanal que ela implica; as hibridações; a preservação do patrimônio e a memória; a imagem técnica e poética dentre outros.
Os trabalhos deste livro revelam percursos de leitura das realidades diversas. Os importantes estudiosos que compõem esta obra nos mostram caminhos e acabam escolhendo e percorrendo um ou mais percursos, uma ou mais realidades. Cabe ao/à leitor/a, a partir de agora, analisar e constituir a sua própria leitura, o seu próprio percurso, buscando não apenas dar mais passos, mas enxergar além do brilho sem desviar o olhar.



Imagem

Configurações do pós-digital 
Arte e cultura tecnológicas
Pablo Gobira & Tadeus Mucelli (Orgs.)


(...) Há pelo menos dois sentidos em que o pós-digital pode ser compreendido. De um lado, tomando-se o prefixo "pós" no seu significado temporal, "depois de", o pós-digital estaria se referindo a tudo que veio depois da instalação crescente e cada vez mais fina do algoritmos  computacionais em todas as atividades humanas. Esse é um sentido neutro , puramente cronológico.  De outro lado há o sentido crítico: há que se passar a limpo os ganhos e perdas. Eis o que se quer significar pelo "pós-digital". Foi-se o tempo das euforias, aliás, devidamente acompanhadas pelas disforias que, nos seus extremos, preconizavam nostalgicamente o apocalipse. Felizmente, dissipou-se esse tempo de extremismos com respeito ao digital. Agora é hora de enfrentar suas ambivalências, paradoxos e contradições. É justamente isso que tem sido chamado de "pós-digital". (...)
​

O livro contém uma miríade de perspectivas, finas subdivisões prismáticas da arte tecnológica nas suas feições digitais com detalhes específicos da produção que faz uso de dispositivos e recursos de última geração, tais como câmeras kinect, multinteratividade, ciberintervenções, realidade mista e aumentada, modelagem tridimensional, ambientes programáveis, algoritmos complexos, capacetes neurais etc. De outro o lado, o livro é pontilhado de ensaios teóricos e críticos nos quais as novas condições do museu, dos livros de artistas,das artes híbridas, da autoria, dos festivais de arte digital, da cinematografia em versão digital e, last but not least, da materialidade geofísica e geoquímica das mídias são repensadas e enfrentadas à luz dos desafios mais atuais. (...)

do prefácio de Lucia Santaella.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
  • ATTENTION
  • Portuguese